quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Um encontro pela paz

Aproveitamos o último dia do ano e o Dia Mundial da Paz que se aproxima para uma última postagem! No dia 12 de dezembro, vários ganhadores do Nobel da Paz se encontraram para pedir um mundo sem violência e compartilhar suas ideias, na 14ª Cúpula Mundial de Agraciados com o Prêmio Nobel da Paz. Estavam presentes o líder espiritual tibetano Dalai Lama; o último presidente da União Soviética, Mikhail Gorbachev; o arcebispo da Igreja Anglicana e herói contra o apartheid na África do Sul, Desmond Tutu; o ex-presidente do Timor-Leste José Ramos-Horta; a advogada iraniana Shirin Ebadi; a jornalista iemenita Tawakkul Karman; o ex-presidente polonês Lech Walesa; os ativistas Leymah Roberta Gbowee (Libéria) e Jody Williams (EUA); e Mairead Maguire, David Trimble e Betty Williams, da Irlanda do Norte.

O homenageado da noite foi o falecido presidente da África do Sul Nelson Mandela, cujo legado de não-violência foi lembrado pelo papa Francisco. O pontífice ainda disse que "no coração de todos os homens e mulheres está o desejo de uma vida plena em paz", e que este sentimento de fraternidade cresce na relação com os outros.

Dalai Lama pede que pensemos em comunidade, afastando a ideia de individualismo que “vai contra a humanidade”. E solicita compromisso, pois, segundo ele, “o sentimento de compromisso é a base da paz", dirigindo a missão especialmente aos jovens.

A situação dos refugiados e imigrantes também foi um tema importante do encontro. Leia mais nesta reportagem: http://www.gazetadopovo.com.br/mundo/conteudo.phtml?id=1520285


Em 2014 a página Não-violência ativa começou a mostrar exemplos e referências de atitudes reais e possíveis pela paz. Concordamos com o líder tibetano, quando diz que o compromisso é a base da paz, e acreditamos que esse compromisso precisa ser continuamente retomado. Nosso intento, com os exemplos mostrados, é dar força para essa retomada, mostrando que a não violência não significa passividade e que responder à violência com violência não é o único caminho possível. Desejamos que essa página possa servir de esperança e coragem nesses nossos tempos e pretendemos seguir juntos ano que vem. Um 2015 de paz a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário